O que é queijo maturado?
Em nossos posts já falamos de queijo maturado, maturação de queijo e termos semelhantes. Mas você sabe o que significa? Se ainda não sabe, vamos te explicar tudinho aqui! Continue lendo este aqui e até o fim você será uma especialista em queijos!
Entenda o que é queijo maturado!
Este é um processo bem antigo, porém, anteriormente era feito sem câmaras e as maturações eram feitas de acordo com as condições de cada região. Então, de acordo com a temperatura e o animal, ocorria a fermentação, isto é, mudança do queijo.
Mas como é feito um queijo?
Todo queijo é feito a partir da coagulação do leite, eliminando o soro do leite, deixando a proteína caseína para sua consumação. Uma das formas de coagular o leite é o coalho, neste processo se faz a coagulação através da ação das bactérias láticas, que acidificam o leite e fazem ele coagular.
Para a coagulação pode ser feito de forma fresca, um processo mais rápido, pois após a coagulação e retirada do soro, o queijo já está pronto para degustação, é o caso do queijo minas frescal e o queijo de coalho. Outro modo de coagular o queijo é fazer a maturação do produto.
Como é feita a maturação?
Diferente dos queijos frescos, o queijo maturado tem adição de fermento. Essas são as culturas lácticas, bactérias específicas para dar o sabor e aroma ao leite. Cada queijo maturado possui uma cultura, e em cada uma, há uma temperatura e umidade específica para que o queijo alcance os sabores desejados. O tempo pode variar de 20 dias até alguns meses. Normalmente os queijos mais maturados possuem sabores mais fortes. Além disso, são mais firmes.
É durante a fermentação que o queijo adquire casca, abre as olhaduras, também conhecidas como furos, e criam os “veios azuis”, como o queijo gorgonzola. Mas há outros queijos maturados aqui na Baskets, veja em nosso site!