Na busca de um novo emprego, os candidatos precisam estar alinhados ao mínimo de exigências necessárias para a função. Através disso são avaliadas as competências e habilidades do futuro colaborador, uma delas é a soft skills.
Os candidatos por outro lado se inscrevem nas vagas e avaliam se as condições fazem match com o seu propósito. Da mesma maneira, o RH faz a sua avaliação de habilidades para saber se está apto ao cargo.
Mas como saber se as soft skills que o candidato possui, estão alinhadas com o cargo em aberto?
Para te ajudar nessa jornada, separamos as principais soft skills que vão contribuir para encontrar as habilidades de colaboradores ideais para a sua empresa. Confira!
Soft skills mais exigidas pelo RH
- Automotivação: para manter pensamentos positivos e estar engajado no dia a dia;
- Proatividade: parte do princípio de fazer além do que se pede, pois tem um olhar atento e visão de futuro para resolver os problemas;
- Criatividade: pensar fora caixa, inovar e ter novos meios de cumprir suas tarefas, contribui com o desenvolvimento interno da empresa;
- Ética: os valores do colaborador, precisam estar alinhados a missão, visão e valores da empresa;
- Negociação: destaque para quem consegue negociar prazos, tarefas, vender seu peixe e ser persuasivo;
- Senso crítico: auxilia na tomada de decisão, tem conexão com a ética, gera mais credibilidade e autonomia em suas entregas;
- Inteligência emocional: que envolve o controle das emoções, sejam de estresse, agir sob pressão e lidar com elas no ambiente de trabalho de maneira racional;
- Organização: controle da gestão de tempo, manter as ideias e tarefas organizadas, entregar no prazo.
Soft skills x Hard skills
As hard skills são as habilidades técnicas, ou seja, todo o conhecimento prático que os colaboradores possuem, e são bem destacados na descrição de vaga de emprego como:
- Nível de inglês ou outros idiomas;
- Proficiência de excel;
- Domínio de linguagens de programação: como Linux;
- Graduação completa;
- Cursos de especialização.
Entre outros, são as comprovações teóricas e as habilidades práticas, que os colaboradores irão precisar para cumprir sua rotina de trabalho e também para se desenvolver na empresa.
Já os soft skills são as habilidades comportamentais, que definirão a maneira como o colaborador tomará as decisões, vai lidar com a equipe e também sob pressão, que são:
- Convívio em equipe;
- Saúde mental;
- Comunicação;
- Otimização do tempo;
- Senso de liderança;
- Adaptação.
São as mais buscadas pelo RH, por serem comportamentos muito individuais e desenvolvimentos no ciclo pessoal.
Pois as habilidades técnicas podem ser facilmente ensinadas por meio de treinamentos, já as comportamentais é melhor para a empresa, que os colaboradores tenham elas já alinhadas com a cultura organizacional.
Como estão os soft skills no RH da sua empresa?