HomeDicasComo montar uma mesa de frios?

Como montar uma mesa de frios?

Uma mesa de frios bem elaborada, com produtos selecionados e com harmonizações faz toda a diferença em um café da manhã, lanche da tarde ou apenas para servir como aperitivos para combinar com vinhos e outros complementos.

Além de aperitivos, também pode ser colocada como entrada de outros pratos ou até mesmo ser o principal da ocasião selecionada, é muito utilizada em rodas de conversas, casamentos e momentos que pedem algo simples mas com sofisticação.

A mesa de frios deixa disponível diversas opções de produtos, sneakers e até mesmo frutas, que podem contemplar o paladar e também tornar a decoração mais sutil e saborosa.

Ficou curioso para montar a sua? Separamos algumas dicas para iniciar e personalizar como preferir.

Saiba passo a passo para montar a sua mesa de frios

O que mais se destaca em uma mesa de frios é a variedade de alimentos que acabam combinando entre si, ter itens diferentes colabora para que os convidados possam fazer as combinações que desejarem.

Vamos começar separando por listas sugestões do que pode ter dentro de cada item indispensável para a mesa de frios que são os queijos, pães, embutidos e bebidas. Podem usar vários tipos de acordo com a preferência e acrescentar os acompanhamentos

A quantidade de itens deve ser de acordo com a quantidade de pessoas que pretende receber, e com os costumes culinários já que também podem ser incluídas opções veganas e frutas.


Montagem da mesa de frios

Escolha dos queijos

Queijo de ovelha tipo Boursin

De origem francesa é um queijo branco sem casca, feito com leite de cabra pasteurizado com textura suave e sabor amanteigado, temperado com pimenta rosa, alecrim, é envolto bolinha por bolinha e combina muito com pães.

Querciola curada

Premiado com medalha de bronze na Expoqueijo 2021, o queijo artesanal italiano é feito com leite pasteurizado orgânico, não contém glúten, com textura mais firme e sabor suave podem ser harmonizados com vinhos.

Queijo vegetal cremoso


Feito através das castanhas de caju, com uma textura macia que derrete assim que o consome, o sabor é um pouco azedinho na medida certa, não tem glúten e por ser vegano também é de zero lactose. Combina com torradinhas, podem ser usado em massas e doces.

Queijo vegetal de cúrcuma

Pode ser consumido puro, ou combinado com pães e torradas, de textura cremoso e temperado com cúrcuma orgânica, kemmel e é feita com zero iodo, de sabor único esta é a opção ideal para diferenciar a mesa.

Escolha dos embutidos

Salame de cordeiro


Une a refrescância do hortelã com o sabor da carne de cordeiro, coberto por vinho tinto, vitamina C, alho e especiarias. Uma combinação clássica que pode ser consumida junto a queijos e torradas.


Salame espanhol


Sem glúten e sem lactose, tem um sabor levemente picante por conta da pimenta importada que é utilizada no processo, junto a carne suína, vitamina C e de textura mais firme. Podem ser harmonizados com defrizantes e vinho tinto.

Escolha das torradas

Torrada de alecrim ou torrada de linhaça


Produtos veganos feitos a partir de arroz integral, grão de bico, açúcar demerara, sal do himalai e mais ingredientes selecionados para a sua composição. Perfeitas para serem consumidas puras ou com o queijo vegetal.

Snacks de parmesão

Com mix de quinoa e ervas de alecrim, os snacks são feitos de maneira artesanal, são crocantes e com parmesão em sua composição, ideais para serem usados como aperitivos e consumidos puros ou com geléias.

Escolhas dos Acompanhamentos

São itens que não são considerados essenciais, mas que se forem acrescentados na mesa de frios fazem toda a diferença, dando um charme especial para a decoração e atribuindo a mais degustação de sabores.

  • Frutas: uvas, damasco, morango, amoras;
  • Azeitonas;
  • Geleias;
  • Mel;
  • Patês;
  • Tomate seco ou tomate cereja;
  • Molhos;
  • Pimentas;
  • Castanhas.

Auxiliam nas alterações do paladar, combinado frutas secas e castanhas com queijos e harmonizando com bebidas escolhidas, assim como também pode utilizar o mel e misturar com os outros itens.

Seleção das bebidas

Aonde tem queijo tem harmonização com um bom vinho não é mesmo? Mas também podem ser servidas à parte da mesa de frios outros líquidos que ajudem na degustação. Como: 

  • Vinhos tintos e vinhos brancos;
  • Água para ajudar na mudança de sabor;
  • Sucos naturais;
  • Kombucha;
  • Defrizantes
  • Chás.

As bebidas podem ser diversificadas em relação a bebidas alcóolicas e não alcoólicas também, mas um bom vinho acaba sendo a melhor opção para fazer a harmonização.

Decoração

Fazer um contrastes das cores, espalhando os queijos e embutidos do mais escuro para o mais claro sob as tábuas de queijos, deixando pães e torradas dentro de vasilhas, geleias e frutas dentro de potinhos menores dão todo um charme para a mesa de frios.


Itens para serem utilizadas na decoração:

  • Toalha de mesa;
  • Bandejas;
  • Tábuas de frios;
  • Talheres;
  • Palitinhos;
  • Flores.

Até mesmo os itens de alimentos podem servir na decoração, no formato dos cortes, montagem, fazer rolos, podem fazer formatos de flores com os embutidos, as frutas são fortes aliadas na decoração sendo coladas na ponta da mesa. Quanto mais variedade e tons diferentes, mais bonita ficará a mesa de frios.

Acompanhe o nosso Blog para receber dicas sempre atualizadas..

Posts Populares