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Confira 8 soft skills mais exigidas pelo RH

Na busca de um novo emprego, os candidatos precisam estar alinhados ao mínimo de exigências necessárias para a função. Através disso são avaliadas as competências e habilidades do futuro colaborador, uma delas é a soft skills.

Os candidatos por outro lado se inscrevem nas vagas e avaliam se as condições fazem match com o seu propósito. Da mesma maneira, o RH faz a sua avaliação de habilidades para saber se está apto ao cargo.

Mas como saber se as soft skills que o candidato possui, estão alinhadas com o cargo em aberto?

Para te ajudar nessa jornada, separamos as principais soft skills que vão contribuir para encontrar as habilidades de colaboradores ideais para a sua empresa. Confira!

Soft skills mais exigidas pelo RH

  1. Automotivação: para manter pensamentos positivos e estar engajado no dia a dia;
  2. Proatividade: parte do princípio de fazer além do que se pede, pois tem um olhar atento e visão de futuro para resolver os problemas;
  3. Criatividade: pensar fora caixa, inovar e ter novos meios de cumprir suas tarefas, contribui com o desenvolvimento interno da empresa;
  4. Ética: os valores do colaborador, precisam estar alinhados a missão, visão e valores da empresa;
  5. Negociação: destaque para quem consegue negociar prazos, tarefas, vender seu peixe e ser persuasivo;
  6. Senso crítico: auxilia na tomada de decisão, tem conexão com a ética, gera mais credibilidade e autonomia em suas entregas;
  7. Inteligência emocional: que envolve o controle das emoções, sejam de estresse, agir sob pressão e lidar com elas no ambiente de trabalho de maneira racional;
  8. Organização: controle da gestão de tempo, manter as ideias e tarefas organizadas, entregar no prazo.

Soft skills x Hard skills

As hard skills são as habilidades técnicas, ou seja, todo o conhecimento prático que os colaboradores possuem, e são bem destacados na descrição de vaga de emprego como:


  • Nível de inglês ou outros idiomas;
  • Proficiência de excel;
  • Domínio de linguagens de programação: como Linux;
  • Graduação completa;
  • Cursos de especialização.

Entre outros, são as comprovações teóricas e as habilidades práticas, que os colaboradores irão precisar para cumprir sua rotina de trabalho e também para se desenvolver na empresa.

Já os soft skills são as habilidades comportamentais, que definirão a maneira como o colaborador tomará as decisões, vai lidar com a equipe e também sob pressão, que são:

  • Convívio em equipe;
  • Saúde mental;
  • Comunicação;
  • Otimização do tempo;
  • Senso de liderança;
  • Adaptação.

São as mais buscadas pelo RH, por serem comportamentos muito individuais e desenvolvimentos no ciclo pessoal. 

Pois as habilidades técnicas podem ser facilmente ensinadas por meio de treinamentos, já as comportamentais é melhor para a empresa, que os colaboradores tenham elas já alinhadas com a cultura organizacional.

Como estão os soft skills no RH da sua empresa?

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